Como estudar sozinho para concurso público e ser aprovado

Se você não sabe como estudar sozinho para concurso público, precisa conhecer as melhores estratégias que separamos para você se preparar.

Estudar sozinho para concurso até pode parecer um bicho de sete cabeças, mas está bem longe disso. Com algumas estratégias os resultados podem ser excelentes. Agora, tudo dependerá da sua dedicação. E isso acontece, até mesmo, quando você faz um curso preparatório com acesso direto ao professor e a metodologia dele.

Somente com muita disciplina que a tão sonhada posse vem. Então, se a sua dúvida é como estudar sozinho para concurso público, já pode se preparar para ter todas as respostas bem aqui neste artigo. Separamos as melhores estratégias para você começar a se preparar e ser aprovado no concurso que tanto quer sem depender de curso preparatório.

Qual a melhor forma de estudar para concurso sozinho?

Não há como negar que a internet é uma aliada perfeita na hora de estudar, mas isso não significa que tudo está resolvido apenas acessando um celular ou um computador. É preciso ter disciplina, organização, plano de estudo, buscar por boas referências, ter materiais físicos se você quer ter sucesso na hora de estudar sozinho para concurso publico.

  1. Seja o mais organizado possível e tenha um plano de estudo.
  2. Se apegue na disciplina e não apenas na motivação.
  3. Nada de esperar pelo edital do concurso.
  4. Use e abuse da internet, mas não deixe de lado os materiais físicos.
  5. Acompanhe professores nas redes sociais.
  6. Estudar sozinho para concurso não precisa ser solitário.
  7. Faça pausas para ter mais foco na hora de estudar sozinho.
  • Seja o mais organizado possível e tenha um plano de estudo

Parece algo lógico, mas muitos concurseiros se perdem no caminho. Aqui não é apenas organização para saber a hora que vai começar e parar de estudar, mas é saber o que você vai estudar exatamente.

Pesquise pelos editais anteriores do seu concurso e anote todos os conteúdos cobrados. Depois, comece a avaliar o seu nível de conhecimento sobre cada um deles e quais precisam de mais atenção. Baseado nisso, elabore um cronograma com os dias e os horários de estudo para cada um dos conteúdos.

Não esqueça de incluir exatamente o que você vai estudar. Então, se no seu concurso terá Conhecimento de Administração Pública, por exemplo, especifique no seu cronograma o que estudará dentro dessa área no dia tal e no horário tal.

Você também precisa ler:

  • Se apegue na disciplina e não apenas na motivação

Seria ótimo acordar todos os dias motivado, mas não é bem assim que acontece. Tem dias que acordamos e não queremos nem olhar para uma tela de computador, nem se quer ler um capítulo de livro, só queremos assistir um filme e uma série na Netflix. Se você apenas se apegar na motivação, o que fará quando acordar sem ela? Ficará sem estudar? Sua organização e cronograma vão por água abaixo? Nem pensar, né? Então, comece a ter disciplina sobre seus estudos e entenda os resultados que conquistará com eles.

Transforme o “estudar” num hábito. Lembrando que não será de uma hora para outra. Não vai começar a estudar amanhã e no dia seguinte já ter se tornado um hábito tranquilo. É preciso ter paciência e persistir, porque depois de um certo tempo ficará muito mais fácil manter o foco.

  • Nada de esperar pelo edital do concurso

Se nem os cursos preparatórios esperam sair o edital, qual o motivo de você esperar? Muitos editais acabam saindo bem em cima da hora, ou seja, se você depender dele para começar a estudar, não terá tempo de se preparar, isso acontece num curso preparatório ou se decidir estudar sozinho para concurso.

Pesquise pelos editais anteriores do seu concurso e comece a identificar as semelhanças no conteúdo programático. Dificilmente a banca fará alterações significativas, ou seja, você pode cair dentro dos editais e depois agregar no seu plano de estudos os conteúdos que, porventura, eles adicionarem no novo edital. Dessa forma, você terá se preparado para praticamente todo o edital e, caso a banca inclua algo a mais, é só se organizar para estudar a parte que faltar, que provavelmente não será muita coisa e dará tempo até a data da prova.

  • Use e abuse da internet, mas não deixe de lado os materiais físicos

Como já falamos acima, a internet é uma aliada de peso na hora de estudar para concurso sozinho. Pesquise por referências baseado no conteúdo programático e não esqueça de procurar por simulados também. É um mar de conteúdo e aprendizagem. Uma dica é não se basear apenas em uma única referência, então pesquise em outros lugares para ter certeza que aquele conteúdo está correto. Não esqueça que, ao mesmo tempo que você encontra muitas coisas boas, pode encontrar alguns conteúdos não tão bons assim. Fique atento.

Por mais que a internet seja incrível, não deixe de lado livros e apostilas. São materiais ricos que podem agregar demais no seu conhecimento para o concurso. Então, não abandone os materiais físicos, e não esqueça de escrever para fixar cada vez mais o que aprendeu.

Você também precisa ler:

Olha a internet ai novamente. Com as redes sociais a todo vapor e muitos profissionais buscando espaço no digital, esse é o melhor momento para encontrar conteúdos gratuitos com profissionais excelentes.

Busque por profissionais no Instagram, por exemplo, que tragam conteúdos educacionais e que agreguem nos seus estudos. Muitos professores fazem até live para discutir editais, questões de concursos anteriores, que são fundamentais para testar seu conhecimento, e aprofundar conteúdos importantes.

Não deixe de acompanhar também as redes sociais de cursos preparatórios, eles sempre trazem novidades que podem deixar você por dentro do seu concurso e ainda trazem conteúdos de valor.

  • Estudar sozinho para concurso não precisa ser solitário

O que muitos concurseiros esquecem é que estudar para concurso em casa não precisa ser nenhum pouco solitário. Com a internet, você pode entrar em grupos de Whatsapp, Facebook e Telegram para trocar experiências, conhecimento e não se sentir solitário.

Outra estratégia interessante para conhecer outras pessoas é participar de simulados presenciais. Muitos cursos abrem os dias de simulados para todo mundo e não só para seus alunos. Além da tática de conhecer outras pessoas e trocar experiências, é uma excelente dica para você testar o seu conhecimento.

  • Faça pausas para ter mais foco na hora de estudar sozinho para concurso

Quando você estuda sozinho acaba tendo muito mais tempo do que no curso. E isso faz com que estude direto e esqueça de fazer pausas estratégicas para recuperar a energia e o foco. Chega um certo momento que a cabeça começa a não funcionar tão bem, então, programe pausas para dar uma respirada e depois voltar com tudo.

Tire pausas de 15 a 30 minutos mais ou menos. Pratique alguma atividade que ajude você a recuperar a energia, pode ser tomar um café ou até mesmo uma meditação. Você pode até  acessar algumas técnicas de meditação que podem te ajudar clicando aqui.

Todas essas estratégias são fundamentais para você que tem dúvidas de como estudar sozinho para concurso público. Importante lembrar que nem sempre você vai conseguir estudar tudo que está no edital, por isso não deixe de focar nos conteúdos que você sente mais dificuldade. Aplique tudo que foi falado aqui e estude com muita determinação para que a tão sonhada posse chegue mais rápido.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Deixe seu comentário e acompanhe diariamente nosso site para essas e outras dicas.

Foco sempre. Boa sorte! Juntos somos mais fortes!

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

 

Comentários estão fechados.